Dicas de Saúde

Controle do Estresse

De acordo com o National Cancer Institute (NIH, USA)[1], pesquisas têm mostrado que pessoas submetidas a estresse por longos períodos podem apresentar problemas digestivos, de fertilidade, urinários e um fraco sistema imunológico. Desta forma, estariam mais suscetíveis a infecções virais como gripes, dores de cabeça, ansiedade e depressão.

Segundo esse mesmo instituto, apesar de alguns estudos associarem o estresse psicológico ao risco aumentado de câncer, a evidência ainda é fraca. Nesse caso, provavelmente pessoas sob estresse alterariam seu comportamento, fumando, comendo mais ou bebendo álcool, aumentando dessa forma o risco de câncer a partir da mudança para um estilo de vida pior.


De forma contrária, um estudo de caso-controle com 257 mulheres com câncer de mama operadas em hospitais da Polônia, de 1993 a 1998, e 565 controles, livres de qualquer diagnóstico de câncer. Após os devidos ajustes de idade e outros potenciais confundidores, as mulheres com grandes eventos de vida, estresse nas atividades do dia-a-dia e depressão tinham 3,7 maior risco de desenvolver câncer de mama, comparadas aquelas que não se submeterem a esse nível de estresse (OR = 3.70; 95% CI, 2.61-5.26). As mulheres que reportaram estresse no trabalho tiveram 16% mais risco de câncer de mama, não significativo, comparadas aquelas que não reportaram estresses (OR = 1.16; 95% CI, 0.82-1.64).[2]

 

O estresse psicológico pode agravar o quadro de pessoas com câncer[3]?


Estudos experimentais em cobaias indicam que o estresse psicológico pode afetar o crescimento e espalhamento do tumor pelo corpo (metástases). Ensaios com células animais e humanas responderam com estímulo à angiogênese (formação de vasos sanguíneos que levam nutrientes às células cancerígenas) e metástase (espalhamento do câncer pelo organismo) a partir do estímulo pela epinefrina (hormônio do estresse)[4].


Em outro estudo retrospectivo, mulheres com câncer de mama triplo-negativo, tratadas com quimioterapia neoadjuvante e betabloqueadores, que interferem em certos hormônios do estresse, tiveram maior chance de sobrevivência ao tratamento sem recorrência, apesar de não haver diferença significativa na sobrevida.[5]


Desta forma, alguns estudos científicos indicam que o estresse em excesso podem tornar o organismo susceptível à ocorrência de metástases.



Referências

 

[1] http://www.cancer.gov/about-cancer/coping/feelings/stress-fact-sheet

[2]Kruk J,Aboul-Enein HY. Cancer Detect Prev. 2004;28(6):399-408. Psychological stress and the risk of breast cancer: a case-control study.

[3]http://www.cancer.gov/about-cancer/coping/feelings/stress-fact-sheet.

[4] Moreno-Smith M, Lutgendorf SK, Sood AK. Impact of stress on cancer metastasis. Future Oncology 2010;6(12):1863-1881.

[5] Melhem-Bertrandt A, Chavez-Macgregor M, Lei X, et al. Beta-blocker use is associated with improved relapse-free survival in patients with triple-negative breast cancer. Journal of Clinical Oncology 2011;29(19):2645-2652

Autora: Dra. Carla Rodrigues – ISIONCO